13. Férias e recesso

Férias coletivas

As férias dos professores são coletivas, gozadas em julho e estão disciplinadas nas Convenções Coletivas.

O período de férias deve estar previsto no calendário escolar, entregue aos professores todo o início do ano. Uma vez definido, o período de férias não pode ser alterado durante o semestre.

Qualquer alteração no período de gozo deve ser aprovada por um colegiado interno, no início do ano letivo. O sindicato dos professores deve ser comunicado da mudança.

Salário de férias
O salário de férias e o adicional de 1/3 devem ser pagos até 48 horas antes do início das férias. O salário corresponde ao total da remuneração mensal, nela incluída o descanso semanal remunerado, a hora-atividade, o adicional noturno, as reuniões pedagógicas e horas extras habituais, Se as atividades extraordinárias variam a cada mês, o valor deve ser calculado pela média.

Prazo de pagamento
O salário de férias e o adicional de 1/3 devem ser pagos até 48 horas antes do início das férias. O não pagamento no prazo correto implica na multa por descumprimento da Convenção Coletiva. Numa ação judicial, a escola pode estar sujeita ao pagamento em dobro das ferias e do adicional de 1/3, como prevê a Súmula 450 do TST.

Conheça outros direitos

Demissão no final do ano – dúvidas frequentes
Até que dia a empresa deve comunicar a demissão? Até um dia antes do início do recesso, com aviso prévio...
Abono de falta para acompanhamento de filho ao médico
O abono de faltas para acompanhamento a consultas de filhos ou dependentes está garantidos na Convenção de educação básica (crianças...
Demissão a partir de 16 de outubro
Todo professor demitido a partir de 16 de outubro tem direito a receber até janeiro do ano seguinte (dia 20,...