Pesquisar
Close this search box.
21. Salário

Como o salário do professor é calculado

Todo professor recebe pelo número de aulas que ministra, mas sua remuneração é composta de pelo menos três itens: o salário base, a hora-atividade e o descanso semanal remunerado. Esse assunto está regulamentado nas Convenções Coletivas de Trabalho.

Salário base
O salário base corresponde ao valor mensal das aulas ministradas, considerando o mês com 4,5 semanas. Ele recebe esse nome porque é a base sobre a qual a hora-atividade e o DSR serão calculados. Veja como calculá-lo:

Salário base = (nº de aulas semanais X 4,5 X valor da hora-aula)

Hora-atividade
A hora-atividade está prevista nas Convenções Coletivas de Trabalho. É o adicional recebido exclusivamente pelo tempo fora da escola , na preparação de aulas, elaboração e correção de provas e exercícios.
O adicional de hora-atividade é de 5% na educação básica e ensino superior. No SESI e no SENAI, a hora-atividade é de 15% (5% para os técnicos de ensino, cujo regime de contratação é diferente).

Descanso Semanal Remunerado (DSR)
O DSR corresponde a 1/6 da soma do salário base, da hora-atividade e demais remunerações recebidas (horas extras, adicional noturno, por tempo de serviço etc.).

DSR = (salário base + hora-atividade + demais remunerações) : 6

Conheça outros direitos

Vale-alimentação, vale refeição
Por força do Acordo Coletivo de Trabalho, os professores do SESI e do SENAI têm direito a vale-refeição e vale-alimentação....
Bolsas de Estudo - Professores de Ensino Superior
A gratuidade para os professores de ensino superior, seus filhos e/ou dependentes está garantida na Convenção Coletiva. Conheça as regras:...
Estabilidade no emprego
Durante a licença médica, o contrato é suspenso e por isso não pode ser demitido. Em caso de acidente de...